Utentes

GASTRITES e EROSÕES DO ESTÔMAGO

Dr. Carlos Carvalheira

Gastrite significa inflamação do estômago. A gastrite aguda é uma inflamação que se resolve em poucos dias: ou cura ou evolui para gastrite crónica.

Quase todos os portugueses adultos e mais de 50% da população mundial tem gastrite crónica causada pelo Helicobacter pylori. Esta gastrite crónica causada pelo H. pylori, raras vezes é causa de sintomas ou justifica tratamento. Só nos últimos 20 anos (depois da descoberta do Helicobacter pylori) compreendemos melhor porque é que a maior parte da humanidade tem gastrite crónica e que a gastrite crónica é geralmente assintomática.

Ainda hoje, com frequência, as pessoas atribuem as queixas do estômago à sua gastrite. Era assim que se pensava há 30 anos atrás, mas hoje sabemos que isso não é verdade.




Gastrite Aguda:

A gastrite aguda é, na maior parte dos casos, uma situação passageira que ou cura ou evolui para a gastrite crónica, mas por vezes toma a forma de gastrite erosiva ou gastrite hemorrágica e pode causar perdas de sangue pela boca ( hematémeses ) ou pelo recto ( melenas ) obrigando-nos a ir à urgência do Hospital.


Causas de gastrite aguda:

» Helicobacter pylori e outras bactérias, vírus, tóxicos...

» Álcool

» Anti-infamatórios não esteróides ( AINE )

» Stress grave dos queimados, dos traumatizados do crânio, dos doentes com insuficiência respiratória, dos doentes com sepsia.


O H. pylori, a ingestão de álcool ou de aspirina e outros medicamentos anti-inflamatórios são a causa mais frequente de gastrite aguda.

O Helicobacter pylori causa uma gastrite aguda transitória, por isso mal conhecida, que poderá causar dor epigástrica, mal-estar, náuseas etc., mas que evolui em poucos dias para gastrite crónica.

A GASTROENTERITE é uma inflamação aguda do estômago ( gastrite ) e intestino ( enterite ), muito frequente, na maior parte dos casos relacionada com intoxicação alimentar. Além das náuseas e vómitos é acompanhada de diarreia.







Nota: Os Médicos têm que fazer login para pesquisar informação restrita.