Utentes

Qual é a tensão arterial normal?

Dra. Teresa Mota, Cardiologista

Dar uma resposta a esta pergunta, aparentemente tão simples, constitui o ponto de partida do programa de saúde pública “Consigo no Coração”, que neste mês de Maio inicia a sua viagem pelo nosso país.

A pressão arterial dos portugueses é demasiado alta. Portugal é mesmo o país da Europa onde mais se morre e sofre por causa de acidentes vasculares cerebrais e no entanto… metade das pessoas com hipertensão arterial não sabe que têm esse problema. Também a maioria das pessoas que sabem ter hipertensão arterial não fazem um tratamento suficientemente eficaz.

Por este motivo, muito trabalho se tem feito na divulgação e alerta sobre os perigos da hipertensão arterial, da necessidade do seu reconhecimento e tratamento. Parece, no entanto, que as pessoas já estão habituadas a este tipo de informação e reagem pouco. Neste contexto, muitas vezes a forma de se chamar a atenção para esta tragédia, a que nós, profissionais de saúde, assistimos diariamente, é através de imagens fortes, mas que também podem ser assustadoras e terem um efeito contrário ao desejado.

Agora que leu isto, respire fundo e descontraia. O Programa “Consigo no Coração” existe para o ajudar a ter uma boa tensão. Sim, uma boa tensão, que lhe proporcione saúde, bem-estar e energia, hoje e ao longo da sua vida. De uma forma positiva.

Mais do que fugir das doenças, o objectivo desta campanha é levar as pessoas em direcção à saúde. Mas só se pode ter sucesso, quando se sabe para onde se quer ir.



Por isso é tão importante saber: qual é a tensão arterial normal?

Muitas pessoas não sabem qual o valor desejável para a tensão arterial. Outras têm uma relação muito difícil com a tensão arterial, porque têm medo que ela esteja alta mas… também têm medo que ela esteja baixa de mais!

Qual é então a pressão arterial normal? Até 120/80, dizem os especialistas, baseados em importantes estudos científicos. E a boa notícia é que é bom para as pessoas baixar a tensão arterial.

A nível populacional, quanto mais baixa a tensão arterial, melhor. Por isso todos podemos contribuir para uma melhor saúde em Portugal baixando a nossa tensão arterial.

Como? Com medidas simples como melhorar a alimentação, ser mais activo fisicamente e encarar a vida com mais optimismo. As pessoas que têm valores de tensão arterial já na faixa da hipertensão arterial devem consultar o seu médico assistente e seguir o tratamento recomendado.

São estas as mensagens que a unidade móvel “Consigo no Coração” vai levar às pessoas de Norte a Sul do país.

“Consigo no Coração” é um programa da Fundação Portuguesa de Cardiologia com o apoio da Novartis Farma.

“Consigo no Coração”, por uma boa tensão. Um destes dias perto de si. Com um sorriso.


Dra. Teresa Mota, Cardiologista
Coordenadora do Programa “Consigo no Coração”







Nota: Os Médicos têm que fazer login para pesquisar informação restrita.