Utentes

A importância do índice de massa corporal

Dr. Nelson Tavares

A prevalência do excesso de peso e da obesidade é, normalmente, avaliada utilizando o índice de massa corporal (IMC), que é recomendado inclusivamente pela Organização Mundial de Saúde, para adultos com mais de 20 anos de idade.

A importância do índice de massa corporalA prevalência do excesso de peso e da obesidade é, normalmente, avaliada utilizando o índice de massa corporal (IMC), que é recomendado inclusivamente pela Organização Mundial de Saúde, para adultos com mais de 20 anos de idade.

Na Europa, é elevada a frequência de indivíduos com níveis de IMC acima de 25 kg/m2 , particularmente em adultos na meia idade, o que os pode tornar mais expostos a complicações de saúde, com maior incidência nas doenças cardiovasculares, diabetes tipo II, insulinorresistência e outras complicações metabólicas, ou mesmo certos tipos de cancro. Assim, os problemas resultantes do excesso de peso e obesidade vão desde a diminuição da qualidade de vida, em consequência das doenças crónicas, até ao aumento do risco de morte prematura.

Em Portugal, é preocupante o aumento da prevalência do excesso de peso/obesidade infantil, avaliada num estudo recente, em que a tendência portuguesa acompanha outros países mediterrâneos como a Espanha, Grécia e Itália.







Nota: Os Médicos têm que fazer login para pesquisar informação restrita.