Utentes

Sportacus e Estefânia de volta às escolas

Carla Zambujo

Terminada a primeira etapa da Campanha Doce Desportivo, os heróis de Vila Moleza preparam-se para mais um desafio. Com Fevereiro chega também a segunda proposta de Sportacus e Estefânia: para além de continuarem a contar a quantidade de fruta e legumes que comem, e à boa maneira do Carnaval, os alunos das escolas participantes devem acompanhar os registos com uma fotografia de grupo onde estejam criativamente mascarados de personagens da série.



Sportacus e Estefânia de volta às escolas

A campanha é nacional e contou, na primeira fase, com a participação de 200 turmas, de 50 escolas dispersas por todo o País. Dividido em 3 momentos, o desafio foi lançado pela Copyright Promotions, pela LazyTown/Vila Moleza e pela ASA, e levou a um consumo total de 30 mil "doces desportivos" (frutas) só em Outubro.


Baptizada em homenagem ao "Doce Desportivo", nome que se dá à fruta na série LazyTown/Vila Moleza, esta campanha começou no início do ano lectivo. O primeiro dos três momentos previstos já terminou, mas o concurso continua aberto a todas as escolas, públicas ou privadas, do primeiro ciclo e jardins-de-infância que queiram participar nas duas seguintes. O próximo é já em Fevereiro.


A mecânica é muito simples: durante o mês da competição, os professores expõem um calendário, que pode ser descarregado em http://vilamoleza.kids.sapo.pt/, na sala de aula, onde serão contabilizados todos os lanches saudáveis trazidos pelos alunos. Paralelamente, as turmas participantes são convidadas enviar um trabalho de grupo como resposta ao desafio criativo do respectivo mês.


Em cada um dos momentos de desafio, o Sportacus irá escolher uma turma com base na quantidade de lanches saudáveis consumidos ao longo do mês, bem como na melhor abordagem criativa ao tema do trabalho de grupo.


Estas e outras informações sobre Vila Moleza, bem como algumas imagens dos trabalhos enviados estão disponíveis no blog oficial da campanha, em http://vilamoleza.kids.sapo.pt.


 


Sobre a Campanha


Com o arranque do ano lectivo, chegou a campanha nacional de combate à obesidade infantil, inspirada na expressão "Doce Desportivo" da série infantil Vila Moleza. Incentivar as crianças portuguesas a consumir mais fruta é o principal objectivo desta campanha anual, que segue o exemplo do herói da série - Sportacus.


Baptizada em homenagem ao "Doce Desportivo", nome que se dá à fruta na série LazyTown/Vila Moleza, esta campanha começou oficialmente no dia 21 de Setembro, estando previstos três momentos ao longo do ano lectivo de 2009/2010 - Outubro, Fevereiro e Abril.


2º Desafio Criativo - Fevereiro: Fotografia em grupo dos alunos criativamente mascarados de personagens da série Lazy Town.
3º Desafio Criativo - Abril: Desafio surpresa a divulgar mais próximo da data.


A campanha, cuja apresentação ocorreu no passado dia 21 de Maio, aquando da visita de Magnus Scheving - que protagoniza Sportacus na série - a Portugal, no âmbito do Dia Nacional de Luta Contra a Obesidade, tem como objectivo combater a obesidade infantil incentivando as crianças portuguesas a consumirem mais fruta e legumes, a praticarem mais exercício físico à semelhança do herói de Vila Moleza.


Todas as escolas, públicas ou privadas, do primeiro ciclo e jardins-de-infância podem participar nas próximas fases. A editora ASA, parceira institucional desta campanha, distribuiu aos professores um kit com flyers, posters e informação adicional que também estarão disponíveis para download, juntamente com o calendário motivacional, através do blog oficial da campanha (http://vilamoleza.kids.sapo.pt) alojado no portal infantil Sapo Kids. Durante o mês da competição, os professores expõem o calendário na sala de aula e é lá que serão contabilizados todos os lanches saudáveis trazidos pelos alunos. Além disso, os alunos são convidados enviar um trabalho de grupo como resposta ao desafio criativo do respectivo mês.


Em cada um dos momentos de desafio o Sportacus irá escolher uma turma com base na quantidade de lanches saudáveis consumidos ao longo do mês, bem como na melhor abordagem criativa ao tema do trabalho de grupo daquele mês.


Os trabalhos deverão ser enviados para: Campanha Doce Desportivo, Apartado 1.014, 1495-701 Algés.


A turma vencedora vai receber uma visita do Sportacus e a Estefânia na sua escola, para um espectáculo ao vivo onde vão poder fazer exercício fisico e comer doces desportivos que serão distribuídos gratuitamente.



Copyright Promotions Licensing Group


Recentemente adquirida pela Cookie Jar Entertainment, a Copyright Promotions é agência líder europeia em licenças nas áreas do entretenimento e desporto com escritórios no Reino Unido, Benelux, França, Alemanha, Itália, Portugal, Espanha e Canadá. Com mais de 34 anos de experiência na indústria do licenciamento, a Copyright Promotions proporciona a todos os seus clientes dedicação a cada licença, profissionais qualificados na área do marketing e do licenciamento e departamentos de design, jurídico e de contabilidade.


 


LazyTown


Premiada em diversos países, LazyTown é uma série cheia de energia positiva que combina actividade física, música e diversão em animadas histórias que transmitem mensagens de vida saudável e que incentivam as crianças a acreditarem nas suas capacidades. Com origem na Islândia, a série infantil "Lazy Town" é a única especialmente dedicada à saúde das crianças. Enérgica, cativante e totalmente contagiante, tem seduzido miúdos e graúdos em todo o mundo.









Nota: Os Médicos têm que fazer login para pesquisar informação restrita.