Utentes

Tosse e rouquidão

Cláudia Pinto

Está frio, o tempo já não está para brincadeiras e as típicas doenças de Inverno aparecem sem pedir autorização... É também nesta época mais fria do ano que as várias doenças se confundem e andamos todos adoentados, sem saber ao certo de que mal padecemos. Na maioria das vezes, a tosse e a rouquidão não têm consequências graves. Por outro lado, podem também esconder problemas mais sérios. Conheça um pouco melhor ambos os sintomas.

Tosse e rouquidãoCuidado com a rouquidão prolongada ! O que é a rouquidão?

Todos nós já passámos pela experiência de ficar com a voz diferente do habitual. Quando isto acontece, temos de nos identificar ao telefone pois ficamos praticamente irreconhecíveis. Isto acontece porque estamos na presença de uma alteração do tom da voz natural. Se esta alteração não permanecer durante quinze ou mais dias, não há motivos para alarme nem preocupação.

Já o contrário deve ser levado em consideração por todos nós. É o Professor Mário Andrea (Director de Serviço no Hospital Santa Maria) quem o diz, alertando para que “o diagnóstico precoce continua a ser uma das maiores preocupações - um adulto que tenha uma rouquidão mais do que quinze dias, deverá ser observado por um Otorrinolaringologista”.



A tosse

A tosse, em si, não é problemática. É importante conhecer as causas que a originam, pois muitas vezes a tosse até pode ser importante para limpar os pulmões e as vias respiratórias. Por exemplo, quando uma pessoa se engasga, a tosse tem um efeito benéfico que consiste na expelição da expectoração, impedindo que essa pessoa sufoque. Por outro lado, a tosse pode dever-se a bronquite, asma, pneumonia ou até mesmo o cancro. Neste caso, é característica predominante a duração da tosse por mais de três semanas...



Verdades ou mitos?


É verdade que

- O cigarro é o maior responsável da tosse crónica;

- poeira, pêlos de cobertores, lã e animais provocam a tosse;

- algumas receitas caseiras aliviam a tosse, como por exemplo: mel ou café com e chá, mas não substituem uma ida ao seu médico!


É um mito pensarmos que só ficamos com tosse quando está muito frio. No Verão, é muito frequente passarmos por choques térmicos que podem provocar o seu aparecimento, pois passamos de ambientes quentes para ambientes frios com muita facilidade.







Nota: Os Médicos têm que fazer login para pesquisar informação restrita.